Rota Enxaimel

Carro de mola em frente a casa enxaimel.Carro de mola em frente a casa enxaimel.

 

O maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode. São mais de 240 edificações deste tipo em todo o município. Destas, a maior concentração fica situada na localidade de Testo Alto, na chamada “Rota do Enxaimel”.

São cerca de 50 construções genuínas dispostas em um agradável roteiro de 16 km. Inclusive, as belas paisagens do trajeto rural fazem parte do conjunto de bens chancelados em nível federal pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan).

As casas construídas no período da imigração chamam a atenção, em especial pelo ótimo estado de conservação. Em sua maioria, por meio de estradas de chão, o trajeto é rodeado por pastos e árvores, em um delicioso visual bucólico.

Além de desfrutar do patrimônio arquitetônico herdado dos colonizadores alemães, na Rota do Enxaimel se pode experimentar o contato com o modo simples e tranquilo dos moradores. Vale destacar que o caminho era usado como antiga rota comercial, interligando Pomerode a Jaraguá do Sul, quando ainda não havia rodovia de acesso entre os municípios.

Nós da Pousada Oma Helga esperamos você de braços abertos!

Inspirada nos dotes e dedicação de Dona Helga, a Pousada Oma Helga foi fundada com a intenção de receber as famílias que desejam passear e conhecer a cidade mais alemã do Brasil. Oferecendo conforto e comodidade em ambientes que lembram a casa da vó (Oma em alemão). Nossa hospitalidade e a fartura do café da manhã são motivo de orgulho.

#vemprapomerode

#acidademaisalemadobrasil

#nossapequenaalemanha

#pousadaomahelga